sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Quando começar?

O quê? Atividades físicas? Dieta balanceada? A cultivar a mente equibilibrada com pensamentos positivos? Começar o quê? 

Há um ano estava com esta dúvida, mas uma decisão: Começar imediatamente atividades físicas. Afinal, sou médico tenho uma dieta balanceada, procuro organizar e equilibrar meus pensamentos com atitudes positivas. Precisava ser exemplo, modelo real de saúde. Meu foco é qualidade de vida e bem estar por excelência.

Em Janeiro de 2008 iniciei um plano de atividades físicas em uma academia. Previamente realizei alguns exames médicos de rotina. Aqui um link interessante sobre 5 regras para começar na academia. Hoje estou hiper satisfeito com a decisão que tomei além dos resultados de saúde e disposição conquistados!

Portanto, a resposta para pergunta do título é... agora! Tome a decisão e começe agora, já! O tempo passa incrivelmente rápido, quando se olha  para trás. Ao olhar para frente a sensação que dá é de desânimo. Dica para superar isso: Não olhe para onde você está agora, mas aonde pode chegar! Pense ai numa viagem de férias. Você não fica desanimado com a distância, pois sabe exatamente quando e onde vai chegar se fizer o processo correto. Na realidade, até gosta dela, procura usufruir do prazer que a viagem proporciona. Isso nós chamamos de atividade autotélica. É isso ai, vamos começar agora!







sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Atividade física diminui o apetite

Pesquisadores descobriram algo interessante, o que reforça os aconselhamentos para que as pessoas desenvolvam atividades físicas, associadas com uma dieta saudável.

Testes realizados em voluntários mostraram que atividade física influencia na taxa hormonal de dois importantes hormônios reguladores do apetite: O peptídeo YY e a ghrelina. A ghrelina estimula o apetite e o peptídeo YY inibe o apetite.

Atividades físicas tanto aeróbicas quanto anaeróbicas influenciaram na queda da taxa da ghrelina, indicando uma inibição do apetite. Porém, não houve alteração relevante das taxas do peptídeo YY.

Agora a conclusão interessante sobre esse estudo é que os exercícios aeróbicos proporcionaram uma ação mais duradoura na inibição do apetite do que os anaeróbicos (musculação).

Via BBC

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Obesidade

Stress, falta de tempo, açúcares, guloseimas, refrigerantes, pizza tudo na mão ou na ponta dos dedos. São fatores que colocadas na balança, desequilibram a saúde, atraem doenças. Agora, a boa notícia, são facilmente evitáveis!

Esta semana selecionei algumas noticias sobre o poder dos alimentos, Yoga e atividade física, para ajudar na prevenção da obesidade. Começando pelos grãos.

Os grãos quando acrescentados a dieta são responsáveis por diminuir a absorção de açúcares no corpo. Isto por si só já ajuda no combate a diabetes.

Agora, para melhorar o resultado, uma boa dieta deve vir acompanhada de atividade física, por que sem dúvida os resultados virão mais rápido. Se você estiver bem acima do peso, tenha paciência. Os resultados vão depender mais de sua persistência, para mudar os hábitos.

A dica para melhorar a disciplina é a Yoga. Estar com a mente equilibrada vai ajudar a se concentrar mais, criar sensações prazerosas, focar em seus novos hábitos, sem a paranóia da balança.

 Esqueça o peso e concentre-se em desfrutar, como aproveitar e ter satisfação com seus novos hábitos alimentares, atividade física e equilibrio da mente. Começe já!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Fast Food pode levar a demência

A doença de Alzheimer é uma das principais causas de demência em idosos. Recente descoberta mostra uma possível ligação entre a alimentação, rica em açúcares e gorduras, com alterações neurológicas daquela doença.

Os moradores de centros urbanos sofrem uma epidemia de obesidade, devido sedentarismo e a ingestão diária de alimentos ricos em calorias. As lanchonetes fast food vão se multiplicando, afinal as pessoas querem rapidez, praticidade. 

Esta facilidade de acesso aos alimentos hipercalóricos, traz grandes problemas de saúde a médio e longo prazo, com aumento do índice de problemas cardiovasculares, diabetes e agora mais
o Alzheimer.

Então, hora de se cuidar e menos calorias, mais atividade física e alimentação saudável!