quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Alimentação Saudável


Conseguir uma alimentação saudável nos dias atuais é um grande desafio. Mas, o fundo do poço pode ser mais em baixo. E se você não souber exatamente o que significa uma alimentação saudável? Já se perguntou, a alimentação que tenho hoje em dia é saudável? Se eu continuar me alimentando dessa forma, estarei caminhando para uma vida com mais saúde e disposição, ou vou ter que encarar as doenças clássicas que mais matam a humanidade: diabetes, hipertensão arterial, infarto do coração?

Essa três doenças, de longe as mais comuns, são evitáveis com uma alimentação saudável associadas a atividades físicas, e sem dúvida alguma, atitude! Sim! Atitude! De que adianta estar atolado em tanta informação, ver a pança crescendo e ficar se lamuriando que não tem tempo? Tenha atitude e prioridades, seja organizado.

Vasculhando a rede achei no copacabana runners umas dicas super espertas, curtas e objetivas pra responder as questões anteriores. De maneira resumida uma alimentação saudável deve conter: 

1 - Três frutas diferentes por dia
2 - Três a cinco tipos diferentes de vegetais diariamente
3 - Comer uma alimentação totalmente vegetariana uma vez por semana.  ;)
4 - Comer peixe no lugar de carne vermelha ou frango uma ou duas vezes por semana
5 - Laticínios de pouca gordura, por exemplo iugurte 2-3x por dia
6 - Cereais integrais no lugar da farinha branca quase todos os dias
7 - Refeições densas de nutrientes, no lugar das muito calóricas e pouco nutriente mais de 50% das vezes
8 - Ter cozimento com pouca gordura mais de 50% das vezes
9 - Utilizar o óleo de oliva ao invés da manteiga ao cozinhar

Olha meu exemplo: Sou médico, minha vida é um corre-corre, portanto, sempre busquei uma forma prática e saudável pra me alimentar de maneira adequada, e além de tudo ser feita em tempo recorde! Bom, descobri o El Dourado da alimentação saudável e faço da seguinte forma.

Pela manhã, tenho a disposição uma bebida a base de shake de proteínas, vitaminas que é preparada de maneira super rápida. Esse shake é coberto com granola, os tais cereais integrais. Ele também contém duas a três colheres de iogurt desnatado. Quando estou tomando este delicioso shake, vou degustando pedaços de frutas tais como mamão, morango e melancia. 

Pra otimizar a energia, após o shake tomo o chá verde, sempre quente. Pronto! Ah, quase ia esquecendo. Lembra que tem que substituir a carne vermelha e frango por peixe duas vezes por semana? Pois é, eu suplemento todos os dias com cinco cápsulas de omega 3

Enfim, durante o dia vou tomando meu chá verde com maltodextrina etc, etc a noite também tomo meu shake... Chega pois é tudo muito simples, sem complicações. Amigos, mãos a obra e tenham todos uma alimentação saudável!

Nenhum comentário: